Como o Senhor da Vida dá Vida?

 

 

Como o Senhor da Vida dá Vida?

Lauro Vasconcelos

 

Em todo lugar em que Paulo pregava, alguns criam e outros não. Como devemos entender porque alguns daqueles que estão “mortos em delitos e pecados” (Efésios 2:1, 5) crêem e outros não?

 

A resposta ao porque alguns não crêem é que eles a rejeitaram (Atos 16:46), pois a mensagem do evangelho lhes parecia loucura, e não puderam entendê-la (1 Coríntios 2:14). A mentalidade da carne é “inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser” (Romanos 8:7). Aqueles que ouvem e rejeitam o evangelho “odeiam a luz”, e não vêem para a luz, para que suas obras não sejam expostas (João 3:20). Eles permanecem“entenebrecidos no entendimento… pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração” (Efésios 4:18). Essa é uma ignorância culposa. A verdade está disponível.  Mas pela “injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça” (Romanos 1:18).

Mas então, por que alguns crêem, visto que todos estão nessa condição de dureza de coração rebelde, mortos no pecado? O livro de Atos dá a resposta

Porque alguns crêem é que Deus concede arrependimento. Quando os santos em Jerusalém ouviram que os gentios estavam respondendo ao evangelho, e não apenas os judeus, eles disseram:

“Na verdade até aos gentios deu Deus o arrependimento para a vida” (Atos 11:18).

Mas a resposta mais clara em Atos à pergunta do porque uma pessoa crê no evangelho é que Deus abre o coração. Lídia é o melhor exemplo. Por que ela creu? Atos 16:4 diz: “O Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia”. Note quatro aspectos dessa conversão.

 

1) “… ao que Paulo dizia”. Primeiro, alguém deve proclamar o evangelho.

Deus não abre os olhos do coração a fim de ver nada. Ele abre-os para ver a glória de Cristo na verdade do evangelho (2 Coríntios 4:4-6).  Portanto, devemos anunciar o evangelho. Não fazemos o novo nascimento acontecer quando cumprimos isso. Mas nos ajustamos ao modo de Deus fazê-lo. O ponto do novo nascimento é conceder visão espiritual. O ponto de anunciar o evangelho é dar algo para se ver. O novo nascimento é para a glória de Cristo.

Portanto, Deus faz isso acontecer quando Cristo é pregado.

 

2) “O Senhor…”. Segundo, aquele que anuncia o evangelho descansa no Senhor. A oração não é mencionada aqui. Mas isso é o que fazemos quando percebemos que é o Senhor quem é o ator decisivo, não nós. Temos um papel significante no anúncio do evangelho, mas é o próprio Senhor quem faz a obra decisiva.

3) “…abriu-lhe o coração…”. Visto que o problema chave em não crer no evangelho é a dureza ou o fechamento do coração, aqui é onde o Senhor faz sua obra decisiva. Ele “abriu o coração” de Lídia. Isso significa que ele tira o coração de pedra, e coloca um coração de carne (Ezequiel 36:6); lemos sobre o que ele diz com autoridade soberana: “Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo” (2 Coríntios 4:6). Assim, as trevas se dissipam e a luz da verdade revela a beleza irresistível de Cristo no evangelho.

 

4) “…para que estivesse atenta ao que Paulo dizia”. O efeito da abertura do coração dela pelo Senhor é um verdadeiro ouvir espiritual do evangelho. “Estivesse atenta” é uma tradução fraca do grego prosechein. Seu significado é mais forte do que esse. Nesse versículo, o termo significa um ouvir com algo anexo. A obra do Senhor não ajustou simplesmente o seu foco. Trouxe fé. A ela foi concedido arrependimento (2 Timóteo 2:25) e fé (Filipenses 1:29).

Ou, nos termos de João 6, ela foi dada pelo Pai ao Filho (v. 37), e foi trazida pelo Pai ao Filho (v. 44), e o Pai concedeu que ela viesse ao Filho (v.65). Ela foi vivificada (Efésios 2:5) e nascida de novo (João 3:3, 7).

Você orará comigo nesses dias maravilhosos, para que Deus faça isso pelas pessoas em nossos cultos? Orando ao Senhor da vida!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!